terça-feira, outubro 21

Império dos sonhos

Assisti ao Império dos Sonhos (Inland Empire) do Lynch: basicamente uma releitura do Cidade dos Sonhos (Mulholland Dr.), mas muito menos inteligível. Novamente ele fala do filme dentro do filme, dos sonhos que povoam nossas vidas e de como vivemos imersos no universo caótico de nossos pensamentos. Diversas são as vozes que, por vezes, acabam nos enlouquecendo. Como no filme, o diálogo com o psiquiatra silencioso tem serventia. Em vista disso, não escrevo faz um bom tempo, desde que comecei a recorrer ao diálogo interno para entender como sonhos e fantasias marcam presença no mundo real.
Papo de louco, diriam. E de certo modo é...
- Então, Dra., o que me diz do meu sonho?
- Como?
- Do sonho, que eu acabei de contar...
- Mas foi um sonho? Você não assistiu mesmo ao filme?
- Sim, assisti.
- Então por que está me perguntando de sonho? Não entendi...
- Como assim, não entendeu? Acabei de te contar meu sonho.
- Mas você não disse que era real?
- E sonhos não são reais? Você mesmo diz que Freud...
- Peraí, como assim Freud? Você está confundindo tudo, eu não disse nada... nem ele!
- Olha, Dra., eu te pago uma fortuna por sessão pra ouvir que não tem nada a ver Freud com meu sonho, com o Lynch, nem com a ponte estaiada?
- Mas eu não falei nada!
- Exatamente, como assim você não fala nada? Tá muda? O que você tanto fica rabiscando enquanto eu to falando?
- Nada não.
- Mas, voltando ao Lynch, acho doida a cena do diálogo com o psiquiatra silencioso.
- E como você se sente em relação a essa cena?
- Adivinha...

4 comentários:

Dulce Spinelli disse...

Thi, finalmente li seu texto e estou aqui pensando como comentá-lo... já que nem assisti ao filme do Lynch, mas se ele é mais louco ainda do que Mulholland Drive, eu nem sei se quero ver, rsrs. Mas concordo que diferenciar o que é sonho do que é real é bastante difícil às vezes. Especialmente se o sonho for de vigília... adorei seu dialogo nonsense com a terapeuta, embora não tenha entendido nada, hahaha. Mas acho que essa é a idéia, não é??? Gostei principalmente de você ter dado asas à sua imaginação e ter tido a coragem de escrever seus delírios, que não é nada fácil. Parabéns! Bijocas,

Anônimo disse...

Olá,
assisti a esse filmee o título está invertido. Nada de sonhos, meu caro, o negócio é pesadelos! Não gostei do filme... a melhor parte é quando toca At Last hehehe.
Continue escrevendo

Abraço,
Gustavo

Cris disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cris disse...

Oi Thi, enfim de volta ao mundo dos blogs. Muito trabalho e muita coisa acontecendo ao mesmo tempo me afastaram daqui (e não é papo igual ao do cara do "Sim, Senhor"!). ;-)
Mas como o trabalho anda diminuindo um pouco (dizem que é a "tal" da crise), estou aproveitando para comentar dos filmes que ando vendo.
Desculpe não entrar em contato antes, mas nem tinha visto seus comentários, sorry!
Não vi o "Império dos Sonhos", mas fiquei com trauma de filmes assim por conta do "sonho dentro de um sonho", do Anthony Hopkins. Mas vou deixar na minha listinha de filmes a ver. Quem sabe não gosto?
Beijos.